É totalmente grátis, para você receber dicas capitais que poderão alavancar o seu sucesso no mercado digital

Por que se tornar um Empreendedor | Erico Rocha

http://bit.ly/yabtw – Por que ser um empreendedor?

Leia mais: http://bit.ly/1a2RPvp

A pessoa não consegue mais se esconder atrás de um diploma para garantir um emprego.

O diploma não esconde mais ninguém

Em 2001, quando Erico se formou em engenharia da computação, sua mãe, com o olho cheio de lágrimas, olhou para ele e disse: “Meu filho, agora eu tenho a minha missão cumprida. Agora eu sei que vocês estão encaminhados”. De fato, há algumas décadas era desse jeito. Quem tinha diploma com nível superior não teria problemas para achar um trabalho. Em 2001 já não era bem assim, mas a situação não era como a que vemos hoje: “Tenho dois colegas que fizeram MBA na Suíça, em uma das escolas mais renomadas da Europa, e um deles demorou um ano e meio para arrumar emprego”, diz Erico.

As coisas mudam, e mudam rápido

Tudo está mudando. Um diploma de nível superior não é mais garantia de que você conseguirá um bom emprego, ou até mesmo um emprego mais simples. Claro, isso depende muito da sua área de atuação. Profissionais de TI, por exemplo, são muito requisitados pelo mercado. Mesmo assim, principalmente em áreas que envolvem muito o conhecimento prático, como a informática, os gestores preferem dar a chance para alguém que consegue sentar e resolver o problema rapidamente.

Como será o futuro?

A internet chegou e as coisas foram mudando cada vez mais rápido. As formas de obter conhecimento por meio dela são bem variadas. Você está lendo esse site, assistindo aos nossos vídeos e aprendendo com isso. Há ainda podcasts, que permitem que você aprenda coisas novas enquanto está a caminho do trabalho/curso. Além disso, tablets e smartphones permitem que todos tenham acesso à internet sem precisar estar em casa. A educação formal não evolui na mesma velocidade. Um curso feito em 2001 pode ter uma grade curricular 90% igual de um feito em 2014. Mas o motivo é simples: é muito complicado você mudar a grade de um curso de uma hora para outra, pois ela está presa a sistemas e processos formais.

Escolas de empreendedorismo

“Não existem escolas de empreendedorismo, até onde eu saiba”, diz Erico. Por esse motivo, se você quer ensinar empreendedorismo para seus filhos, você deve se tornar um empreendedor. Pode até ser que em um futuro próximo essas escolas sejam uma realidade, mas neste momento é necessário que você busque um mentor e pessoas que podem lhe ajudar com técnicas de empreendedorismo. Mas por que Erico diz isso? Simples: ele não acredita que poderá olhar nos olhos de seu filho e dizer: “Que bom, fiz tudo que eu podia e agora esse diploma vai te dar o que você precisa para ter uma vida legal”.

Conclusão

Para quem ainda não entendeu completamente o motivo do vídeo, vale conferir a mensagem final de Erico, que diz que às vezes pensamos que somos empreendedores só porque queremos uma vida melhor, ou uma liberdade maior, ou simplesmente para fazer a diferença. No entanto, muitas vezes isso tem um motivo mais profundo. Às vezes a gente pode virar empreendedor para deixar um legado para nossa própria família e pessoas que estão ao nosso redor.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.