É totalmente grátis, para você receber dicas capitais que poderão alavancar o seu sucesso no mercado digital

Exercitar o cérebro: conheça duas atividades

http://bit.ly/yabtw – Exercitar o cérebro: conheça duas atividades.

Leia mais: http://bit.ly/1jADjv4

Muitas pessoas se esquecem de que, assim como os outros músculos, o cérebro precisa ser estimulado. Treinar o cérebro garante uma série de benefícios, como aumento da concentração, uma boa memória e facilidade para resolver problemas.

Raramente cuidamos do cérebro

Nos dias de hoje, o cuidado com o corpo, até mesmo por parte dos homens, é algo bastante comum. Homens fazem a barba, usam colônias, entre outros tipos de cuidado. A nossa boca também é muito bem cuidada. Vamos ao dentista periodicamente, fazemos escovação diária, usamos enxaguante bucal, passamos fio dental etc. As mulheres então, nem precisamos dizer. Essas ainda são campeãs em cuidar da aparência.

Se você se cheirar hoje, a não ser que tenha acabado de chegar da rua em um dia quente ou da academia, você sentirá um bom cheiro. No entanto, nem sempre foi assim na história da humanidade. Com o tempo, a sociedade foi mudando, e os seres humanos começaram a investir mais em padrões de beleza e saúde. Esse tipo de investimento cresce cada vez mais, e, quando falamos de saúde, realmente é algo bom. Mas onde está o cuidado com o cérebro?

Como exercitar o cérebro

Assim como você faz caminhadas ou treinos em uma academia para deixar braços, pernas e abdômen mais definidos, há várias formas de exercitar a sua máquina de ideias. Um cérebro que se exercita com frequência é muito mais eficaz, sendo útil em todas as áreas de sua vida. Neste texto, iremos falar de duas formas de exercícios: a meditação transcendental, que é praticada por mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo, e a resolução de exercícios, por meio do app e site Lumosity, que apresenta diferentes tarefas que estimulam funções distintas do seu cérebro.

Meditação Transcendental

Em primeiro lugar, é bom deixar claro que esta meditação não é uma religião ou filosofia. Ela é conduzida com o objetivo de fortalecer a ligação entre o córtex pré-frontal e diferentes áreas do cérebro. Além disso, ela ajuda a combater o estresse, melhora o desempenho acadêmico, a saúde cardiovascular, entre vários outros benefícios.

Segundo o site oficial, a meditação deve ser praticada duas vezes ao dia, 20 minutos por sessão, com a pessoa sentada confortavelmente e com olhos fechados. Muitos estudos foram feitos sobre a técnica, alguns deles por instituições renomadas, como Harvard e Stanford.

Exercícios práticos

O cérebro pode ser exercitado por meio da prática de atividades simples, como alguns tipos de jogos de memória, cálculos simples feitos um atrás do outro, ou até com reconhecimento de áudio.

Há um app para iPhone, que também pode ser utilizado por meio de um site próprio, chamado Lumosity. Ele reúne diversas formas de treinamento cerebral. No entanto, o melhor de tudo é que ele se adequa ao perfil do usuário, que responde um questionário, permitindo que o aplicativo selecione tarefas referentes às preferências do usuário. Erico Rocha utiliza o Lumosity para iPhone com frequência.

Os exercícios cerebrais são tão importantes que até um dos segmentos mais relevantes da indústria de entretenimento reconheceu o seu valor. Isso mesmo, não são só os smartphones que possuem softwares de treinamento cerebral.

Lançada para os videogames portátil da Nintendo, a série Brain Age já vendeu mais de 30 milhões de cópias mundialmente. Desenvolvida por Ryuta Kawashima, um neurocientista japonês especializado em neuroimagiologia, a proposta da série é desenvolver uma melhor memória e raciocínio lógico, e já foi indicada por vários neurologistas, apesar de que os mesmos resultados positivos também podem ser obtidos através de atividades com papel e lápis, como a resolução de sudokus.

Conclusão

O cérebro é um importante músculo e deve ser estimulado sempre que possível. Não deixe o chefe do seu corpo de lado. Exercite o cérebro das mais diferentes formas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.